sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Não há oportunidade sem oposição


Muitas das pessoas que me veêm, podem até pensar que essa ai já desistiu...

Não há oportunidade sem oposição.
Um dos grandes desafios à liderança é a maneira como lidamos com a oposição. Quando sobre pressão entras em pânico?
Enervas-te, irritas-te, "rebentas", sentes-te desencorajado ou desistes?
Parte da descrição do trabalho de um líder é o lidar com pessoas que se opõem a ti e à visão para a igreja.
Para aprendermos a lidar com a oposição, vamos analisar Neemias 4.
Provávelmente conheces a história. Neemias voltado para Jerusalém para reerguer o muro à volta da cidade - um projeto imenso para a sua equipe de exilados Judeus. E cedo Neemias começou a enfrentar a oposição. As pessoas ridicularizavam a sua pessoa e a sua visão.
Então que podemos aprender com Neemias?

1. Espera em Deus.

Neemias 4:4-5 - "Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e caia o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e faz com que sejam um despojo, numa terra de cativeiro. E não cubras a sua iniquidade, e não se risque diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram defronte dos edificadores."

Neemias está irritado. Ele está a descomprimir. Quando se está a ser ridicularizado, não suprimimos a revolta, confessamo-la. Mas Neemias não se deixa envolver num jogo de lançar nomes de um lado para o outro. Em vez de chamar nomes, ele ora.
Quanto maior for a oposição, maior a necessidade de oração. Não descarregues sobre outras pessoas. Leva o assunto a Deus. Isto foi o que Neemias fez.

2. Respeita a Oposição

Neemias 4:9 - "Porém nós orámos ao nosso Deus, e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles."

Como sabemos que Neemias não subestimou a oposição? O seu povo guardava a cidade e protegiam-se. Ele mostrou-se homem de oração e homem prático. Não há nada de errado em ir para a cama e orar "Protege-me dos ladrões". Mas precisas também de te levantar a trancar a porta. Petição sem precaução é presunção.

3. Fortalece os Teus Pontos Fracos.

Neemias 4:13 - "Pelo que pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus ao povo pelas suas famílias, com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos."
Neemias fortaleceu os seus pontos fracos, as áreas mais baixas. Estes pontos baixos faziam vulnerável o povo, ao ataque dos seus inimigos. Não necessitas de te preocupar com muros que tenham 3 metros de altura. Um inimigo não poderia saltar um muro desta altura. Mas os muros mais baixos eram outra história, logo Neemias pôs guardas nesses muros.
Sabes quais os pontos em que a tua igreja é mais apta a sofrer ataques? Os bons chefes sabem onde estão as suas vulnerabilidades, e fortalecem estas áreas.

4. Reposiciona os Teus Meios, Mas Não Pares o Que Estás a Fazer.

Neemias 4:16 - "E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus moços trabalhava na obra, e a outra metade deles tinha lanças, os escudos, os arcos, e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá".
Quando o seu povo foi atacado, Neemias teve três alternativas: Desistir; deixar o muro e lutar; construir o muro e armar todo o povo. Neemias sabia que não podia desistir de erguer os muros, assim como não podia parar a construção a partir para a batalha. Na verdade, ele só tinha uma opção.
Líderes têm de construir e batalhar ao mesmo tempo. Nunca se abandona o muro para ir batalhar. Podes acabar gastando o teu tempo a apagar pequenos fogos, nunca chegando a concluír o que Deus te chamou a fazeres.

5. Tranquiliza o Povo.

Neemias 4:14 - "E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas."
Neemias encorajou as tropas. Aliviou os seus medos e fortaleceu a sua confiança. Este é serviço de liderança. Quando a tua igreja fica debaixo de ataques, o teu trabalho é levantar a moral do povo.
Neemias virou a atenção do povo para o Senhor. Daqui vem a verdadeira confiança.
Na história Americana, muitas guerras têm sido feitas com dizeres que começam "lembra-te...". A Guerra Hispano-Americana tinha o dizer "Lembra-te do Maine".
Na I Guerra Mundial os soldados eram indoutrinados com "Lembra-te do Lusitânia".
Na Guerra Mexicana-Americana, o dizer foi "Lembra-te do Álamo".
Às tropas da 2º Guerra Mundial era-lhes dito "Lembrem-se de Baía das Pérolas". Todos estes gritos de guerras estavam baseados em derrotas.
Neemias fez exatamente o oposto. Ele volta a visão do povo para Deus e para o que Ele planejou para eles. Quando sob ataque, se o diabo conseguir que a tua atenção se centre na oposição, alcançou uma grande vitória.
Tens de te concentrar na oposição ou no Senhor. Quando enfrentamos a oposição, é trabalho do líder ajudar as pessaos a "lembrarem-se do Senhor".

6. Recusa-te a Desistir.

Neemias 4:15 - "E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltámos ao muro, cada um à sua obra."

Líderes como Neemias treinam a persistência. Eles são os últimos a desistir. Os últimos a abandonar o barco. Recusam-se a desistir.
A persistência é o derradeiro teste da liderança. Como lidamos com o ministério quando o caminho se torna difícil? O segredo do seu sucesso é suplantar os críticos. Não há nada que Satanás deseja realmente alcançar mais, do que fazer-te desistir de fazeres o que Deus te chamou a realizares. Não permitas que ele tenha sucesso. Tens de ser persistente.
No teu ministério vais enfrentar oposição. Quando enfrentares esta oposição, maneira como o fizeres, vai defenir se conseguirás completar o trabalho que Deus te chamou a fazer. Neemias terminou o seu trabalho. E você?

Nenhum comentário:

Oferecimentos e Agradecimentos